Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P057

Área Técnica

Geral

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital de Olhos HO Redentora

Autores

  • NATHALIE DAHER (Interesse Comercial: NÃO)
  • THAISSA FALOPPA DUARTE (Interesse Comercial: NÃO)
  • GABRIELLA HISS VETORASSO (Interesse Comercial: NÃO)
  • RAFAEL VERARDINO CAPALBO (Interesse Comercial: NÃO)
  • THIAGO MARTINS BACHIEGA (Interesse Comercial: NÃO)

Título

MIOPIA ASSOCIADA AO USO DE ELETRONICOS NA INFANCIA

Objetivo

Determinar se há relação significativa entre o desenvolvimento de miopia e o uso de eletrônicos na infância, assim como sua distribuição entre sexo e faixa etária, tempo diário gasto em ambientes com pouca e muita iluminação e outros fatores possivelmente relacionados com a miopia.

Método

Em um estudo de caso controle, fazendo uso de um questionário, foi avaliada uma população pediátrica (203 crianças, entre 4 e 15 anos) quanto sua refratometria estática, frequência de uso de eletrônicos, tempo de exposição a diferentes iluminações, uso prévio de óculos e outros dados obtidos a partir de um questionário.

Resultado

Entre as 203 crianças avaliadas, 192 (95%) faziam uso frequente de eletrônicos. Destas, 40 (21%) apresentaram miopia, enquanto os demais possuíam outros distúrbios refrativos ou eram emétropes. Sobre as que negavam o uso de eletrônicos, apenas 7 possuíam miopia. Entre os míopes, 32 relataram exposição a ambientes fechados/pouco iluminados mais de 2 horas por dia, enquanto apenas 9 permaneciam em ambientes abertos/bem iluminados mais de 2 horas por dia. Também observou-se que a maioria das crianças avaliadas que fazem uso dos eletrônicos o faz há uma distância de trabalho menor que 30 cm (102 ao total, sendo 23 míopes).

Conclusão

Este estudo possibilitou a demonstração do freqüente uso de eletrônicos por diferentes faixas etárias e sexo. Entre míopes avaliados, a maioria tinha constante exposição aos fatores de risco miópicos citados, como uso constante de eletrônicos, seu uso a uma curta distância de trabalho (menor que 30 cm), e maior permanência em ambientes fechados/com pouca iluminação. A pretensão de correlacionar o desenvolvimento da miopia com os fatores avaliados ficou comprometida pelo tamanho reduzido da amostra estudada e, desta forma, novos estudos são necessários para averiguação detalhada destes dados.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil