Sessão de Relato de Caso


Código

RC008

Área Técnica

Catarata

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: HCOE

Autores

  • RONALD ROCHA DA SILVA (Interesse Comercial: NÃO)
  • JULIANA ABREU RIO (Interesse Comercial: NÃO)
  • MOACYR BORGES DE FREITAS (Interesse Comercial: NÃO)

Título

LENTICONE ANTERIOR EM PACIENTE COM SINDROME DE ALPORT TRATADO COM FACOEMULSIFICAÇAO – RELATO DE CASO

Objetivo

Relatar o caso de uma paciente com síndrome de alport, baixa da acuidade visual pelo lenticone anterior, e tratada com cirurgia facoemulsificação e implante de lente intraocular.

Relato do Caso

Paciente G.M.V.S., sexo feminino, 46 anos, natural de Feira da Santana-BA, deu entrada no serviço oftalmológico com relato de baixa da acuidade visual progressiva nos últimos 10 anos, e piora no último ano. Nos antecedentes pessoais relatou Doença Renal Crônica (DRC) dialítica, e realiza hemodiálise em fístula no MSE há+-24 anos; Deficiência auditiva bilateral em uso de aparelho auditivo; Antecedentes oftalmológico relato de alta miopia, em investigação para doença em retina; Na história familiar, irmão com doença renal crônica; Ao exame oftalmológico, acuidade visual com melhor correção 20/60 em ambos olhos, e com PH 20/30. À biomicroscopia apresenta córnea transparente, câmara anterior formada, lenticone anterior em ambos olhos, e observado “sinal da gota de óleo”. Na fundoscopia, observa-se retina colada, disco óptico corado escavação fisiológica, diminuição do brilho macular em ambos olhos. Foi realizado exame de imagens de Scheimpflug (Pentacam), que confirmou o lenticone anterior bilateral. Foi optado por tratamento cirúrgico com facoemulsificação, implante de lente intraocular em ambos olhos, e realizado cirurgia sem intercorrências. E após 30 dias foi realizado reavaliação e identificado bom resultado cirúrgico com recuperação visual total (20/20) em ambos olhos.

Conclusão

Apesar do lenticone estar relacionado com a fragilidade da capsula anterior, foi optado no caso o tratamento cirúrgico com facoemulsificação e implante de lente intraocular em ambos os olhos, sem intercorrências durante a cirurgia. Portanto, esse relato sugere que a facoemulsificaçao é um procedimento seguro, e eficaz para a recuperação da acuidade e qualidade visual em pacientes portadores de síndrome de Alport com lenticone anterior.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil