Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P099

Área Técnica

Retina

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Autores

  • LYARA SCHAEFER SOMBRIO (Interesse Comercial: NÃO)
  • MARIANA FERNANDEZ SIMÃO (Interesse Comercial: NÃO)
  • JÉSSICA NUNES GARCIA (Interesse Comercial: NÃO)
  • DANIEL LAVINSKY (Interesse Comercial: NÃO)
  • FELIPE MALLMANN (Interesse Comercial: NÃO)

Título

PERFIL EPIDEMIOLOGICO DOS PACIENTES SUBMETIDOS A INJEÇAO INTRA-VITREO EM UM SERVIÇO DE OFTALMOLOGIA DO BRASIL

Objetivo

Analisar as características clínicas e epidemiológicas da população submetida à injeção intra-vítreo no Setor de Retina e Vítreo do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Método

Estudo transversal realizado através da análise dos prontuários de pacientes submetidos a injeção intra-vítreo no primeiro trimestre de 2018.

Resultado

No período avaliado, realizou-se 290 injeções intra-vítreo em 207 olhos, correspondendo ao total de 177 pacientes. A idade variou entre 25 e 92 anos (69,88 ± 10,90), sendo 51,9% do sexo masculino e 48,1% do sexo feminino. A acuidade visual melhor corrigida no momento da indicação do procedimento variou entre 20/20 e conta-dedos (0.61 ± 0.35 logMAR). 47,3% olhos foram submetidos à injeção por edema macular secundário à retinopatia diabética. As demais indicações foram degeneração macular relacionada à idade na forma neovascular (33,8%), edema macular por oclusão de veia central da retina (8,2%) e secundário à oclusão de ramo venoso (3,8%), membrana neovascular subretiniana secundária a estrias angioides (1,4%), coriorretinopatia serosa central (1,4%), edema macular pós-facoemulsificação (0,9%), vasculopatia polipoidal (0,9%), maculopatia miópica (0,4%) e telangectasia macular (0,4%). 86,4% dos olhos receberam injeção de bevacizumabe 2,50mg/0,1ml, 13% triancinolona 40mg/ml e 0,4% ranibizumabe 0,5mg. O número de injeções realizadas por olho dentro no período variou de uma a quatro aplicações (1,41 ± 0,59).

Conclusão

A injeção terapêutica de agentes intra-vítreo tornou-se um dos procedimentos mais comuns na prática oftalmológica. Na população estudada, o edema macular secundário à retinopatia diabética consistiu na principal indicação de injeção intra-vítreo, e a maior parte destes pacientes foi submetida à injeção de fármacos inibidores do fator de crescimento endotelial vascular (anti-VEGF).

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil