Sessão de Relato de Caso


Código

RC020

Área Técnica

Córnea

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Autores

  • MATEUS MARTINS CORTEZ VILAR (Interesse Comercial: NÃO)
  • LAIS YUMI SAKANO (Interesse Comercial: NÃO)
  • SERGIO FELBERG (Interesse Comercial: NÃO)

Título

COLÍRIO DE PRP USADO EM PACIENTE COM ULCERA NEUROTRÓFICA PÓS HERPES

Objetivo

O objetivo desse relato de caso é mostrar a eficácia do uso de hemoderivados como o colírio de plasma enriquecido em plaquetas (E-PRP) em um paciente com ulcera neutrófica refratária ao tratamento inicial.

Relato do Caso

Paciente J.R.S., masculino, 68 anos, deu entrada no pronto socorro de oftalmologia com queixa de dor e hiperemia ocular em olho direito (OD) há 5 dias. Em uso de: sulfassalazina, NaCl 5% colírio 4/4h no olho esquerdo (OE), colírio lubrificante 3/3h em ambos os olhos (AO), relata quadros recorrentes de ceratite herpética AO; falência de transplante de córnea óptico penetrante no OE em 2015 Ao exame oftalmológico apresentava acuidade visual Movimento de Mãos em AO sem correção, no OD apresentava hiperemia conjuntival 4+, lesão de 6mm(H)x1mm(V), corava em sua dimensão total com fluoresceína, bordas elevadas, afinamento 50%, infiltrado perilesional, neovasos nasais superior e inferior com abolição da sensibilidade corneana. Foi então colhido material para cultura, prescrito doxiciclina 200mg/dia, aciclovir 2g/dia por 2 semanas (dose profilática após), cefazolina e gentamicina Fortificada colírios de 1/1h. Após 20 dias sem melhora significativa do quadro com as mesmas medicações, tentou-se realizar uma tarsorrafia temporária no OD com cianoacrilato, mas sem sucesso. Então, foi optado pela prescrição de E-PRP a cada 3 horas. No 3º dia de uso, o paciente referia melhora da dor ocular, AV estava mantida, biomicroscopia a lesão corneal havia reduzido em dimensão (corava 2x1mm), mas apresentava afinamento de 80% na região central. No 7º dia, houve redução do afinamento para 20% e o epitélio estava íntegro

Conclusão

O E-PRP está cada vez mais presente na terapêutica de desordens da superfície ocular, principalmente na síndrome do olho seco, e nas úlceras. O caso clínico apresentado ilustra o seu uso como opção muito eficiente em quadro refratário a demais modalidades terapêuticas na úlcera neurotrófica. Assim, vale ressaltar a sua eficácia e a perspectiva positiva do seu uso no tratamento oftalmológico de doenças da superfície ocular.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil