Sessão de Relato de Caso


Código

RC134

Área Técnica

Oncologia

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)

Autores

  • ANDRESSA MIRANDA MAGALHAES (Interesse Comercial: NÃO)
  • RAPHAELA PAIVA VIEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • CECILIA MENELAU CAVALCANTI (Interesse Comercial: NÃO)

Título

MELANOMA CONJUNTIVAL EM PERNAMBUCO: UMA SERIE DE CASOS

Objetivo

Reportar 3 casos de melanoma de conjuntiva, confirmados por análise histopatológica, atendidos no departamento de oncologia ocular da Fundação Altino Ventura em 2017.

Relato do Caso

Três pacientes feminino com idade superior a 60 anos, com queixa de mancha escura nos olhos. Caso 1: Negra, informa mancha escura no olho direito há 10 anos, com crescimento um ano antes da consulta. Acuidade visual sem correção do olho direito (OD) era 20/80 e no olho esquerdo (OE) 20/150. No OD notava-se lesão hiperpigmentada plana, em conjuntiva bulbar inferior de forma difusa, entre 3 e 8 horas, mais espessa e pigmentada na região nasal, com dispersão pigmentar para o limbo e córnea adjacente. Caso 2: Branca, refere lesão escura no OE há um mês. Apresentava acuidade visual sem correção 20/80 no OD e 20/100 no OE. Biomicroscopia anterior do OE evidenciava lesão sobrelevada de pigmentação heterogênea na conjuntiva bulbar temporal, com bordas irregulares e invasão da córnea adjacente. Caso 3: Branca, notou tumoração enegrecida no OE há 7 meses com crescimento progressivo. Acuidade visual sem correção do OD 20/150 e do OE 20/100. Biomicroscopia anterior do OE foi observada lesão hiperpigmentada, sobrelevada, na conjuntiva e limbo temporal. A hipótese de melanoma de conjuntiva foi levantada para os três casos, sendo as três pacientes submetidas a biópsia excisional da lesão com técnica no touch descrita por Shields utilizando-se margem de segurança de 5mm e crioterapia. Estudo anatomopatológico confirmou o diagnóstico de melanoma conjuntival. As pacientes permanecem em acompanhamento no ambulatório de oncologia ocular.

Conclusão

O melanoma conjuntival maligno é raro, agressivo, apresenta elevadas taxas de recorrência, metástases e mortalidade. O exame oftalmológico minucioso, com foto, contribui para a detecção precoce de mudanças clínicas sugestivas de transformação maligna. A excisão cirúrgica com segurança e avaliação histopatológica acessando fatores prognósticos é imprescindível para o tratamento adequado, evitando a doença residual e diminuindo as taxas de recidiva.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil