Sessão de Encontro com o Autor – Tema Livre (Pôster)


Código

P060

Área Técnica

Glaucoma

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Fundação Altino Ventura (FAV)

Autores

  • ISABEL BRAGA PAIVA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Tiago de Assis Clemente de Araújo (Interesse Comercial: NÃO)
  • Daniel Machado Medeiros (Interesse Comercial: NÃO)
  • Michel Bittencourt Santos (Interesse Comercial: NÃO)
  • Danielle Cândido Britto (Interesse Comercial: NÃO)

Título

ADESAO AO USO DE COLIRIOS EM PACIENTES PARTICIPANTES DO PROJETO GLAUCOMA EM PERNAMBUCO, BRASIL

Objetivo

Avaliar a adesão aos colírios em pacientes participantes do Projeto Glaucoma do Ministério de Saúde, no qual os medicamentos antiglaucomatosos são distribuídos gratuitamente.

Método

Estudo transversal, por meio de questionário aplicado a 257 pacientes inscritos no Projeto Glaucoma da Fundação Altino Ventura, Recife, Pernambuco, Brasil, entre outubro de 2017 e março de 2018. As variáveis analisadas foram: número de colírios utilizados, tempo do diagnóstico de glaucoma, doenças sistêmicas associadas, Escala de Adesão de Morisky, além de gênero, escolaridade, distância em que mora do centro de referência e qualidade subjetiva da visão. A análise estatística entre as variáveis foi realizada através do teste Qui-quadrado.

Resultado

O perfil da amostra foi de 65,5% indivíduos do sexo feminino, 72,9% com escolaridade até ensino fundamental, 74,9% moradores de Recife ou região metropolitana e 65,5% apresentando comorbidades clínicas. A adesão aos colírios encontrada no estudo, considerando Escala de Morisky ≥ 6 como aderentes, foi de 60,8%. Quando comparado com as variáveis de esquecimento do uso de colírios, obteve-se relação estatisticamente significativa com a pior adesão ao tratamento: sexo feminino (p=0,001), ser morador da região metropolitana de Recife (p=0,038), com baixa escolaridade (p=0,046), pacientes que descobriram glaucoma há mais de 5 anos (p=0,001) e com comorbidades (p=0,048).

Conclusão

O controle da progressão do glaucoma está diretamente relacionado com a adesão à terapêutica. Apesar de receberem os colírios gratuitamente através do Projeto Glaucoma, minimizando a dificuldade financeira para o uso destes, a adesão estimada através da Escala de Morisky ainda apresentou nível abaixo do ideal. Novos estudos que avaliem os motivos que levem ao esquecimento e a implantação de medidas que auxiliem na aderência se fazem necessários.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil