Sessão de Relato de Caso


Código

RC268

Área Técnica

Uveites / AIDS

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Centro de Estudos e Pesquisa Oculistas Associados (CEPOA)

Autores

  • JESSICA GONZAGA LOPES (Interesse Comercial: NÃO)
  • FERNANDA ASSIS VIANELLO ALVIM (Interesse Comercial: NÃO)
  • FRANCISCO ASSIS DE ANDRADE (Interesse Comercial: NÃO)

Título

EDEMA MACULAR E PAPILEDEMA A TOMOGRAFIA DE COERENCIA OPTICA (OCT/OPTOVUE) COMO APRESENTAÇAO INICIAL DA NEURO BEHÇET

Objetivo

Relatar o caso de uma paciente com baixa visual, edema macular, papiledema e cefaleia como manifestação inicial da Neuro Behçet (NB) no Departamento de Uveítes do Centro de Estudos e Pesquisas Oculistas Associados (CEPOA).

Relato do Caso

CMCS, feminino, 25 anos. Encaminhada pelo reumatologista e neurologista ao Departamento de Uveítes do CEPOA devido neurite óptica a esclarecer com queixa de visão turva, fadiga e cefaleia. Relatou úlceras orais desde a adolescência e em punções venosas apresentava enduração no local (patergia). Ao exame oftalmológico acuidade visual com correção (AVC/C) em olho direito (OD) 20/40 e em olho esquerdo 20/20. À fundoscopia apresentava papiledema em OD. Exames sorológicos para doenças infecciosas e desmielinizantes foram negativos. Recebida já em tratamento com Prednisona oral de 40mg/dia e Amitriptilina 75mg/dia. Na ecografia ocular apresentou elevação em área papilar compatível com edema do disco óptico (DO) em OD. À retinografia do OD apresentava edema de papila e estrias maculares. No OCT do OD revelou aumento da espessura foveal, presença de liquido sub-retiniano e descolamento neurossensorial da retina caracterizando edema macular (espessura foveal de 312 micra). DO do OD com papiledema. Consenso multidisciplinar confirmou a Doença de Behçet de acordo com os critérios do ISGBD (International Study Groupe for Behçet Disease). Devido a cronicidade e gravidade, optou-se por iniciar Azatioprina 3mg/kg/dia e Prednisona 1mg/kg/dia associado a acompanhamento conjunto. Após 3 semanas de tratamento, apresentou melhora sistêmica, AVC/C do OD 20/25 e com regressão quase total ao OCT de controle.

Conclusão

A doença de Behçet é uma doença inflamatória vascular sistêmica de apresentação variável. O diagnóstico é através dos critérios do ISGBD e de exames complementares. O tratamento adequado demonstrou eficácia e segurança no controle da atividade inflamatória da doença e do risco potencial de complicações irreversíveis

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil