Sessão de Relato de Caso


Código

RC064

Área Técnica

Estrabismo

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Autores

  • ARAE RIGAO DE OLIVEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Vinicius Mac Cord Lanes BALDINO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Gabriela Unchalo ECKERT (Interesse Comercial: NÃO)

Título

TRANSPLANTE DE MEMBRANA AMNIOTICA NO TRATAMENTO DE SINDROME DE ADESAO APOS CIRURGIA DE OBLIQUO INFERIOR: RELATO DE CASO.

Objetivo

Relatar caso de síndrome de adesão (SA) após cirurgia de obliquo inferior(OI) manejada com transplante de membrana amniotica(MA).

Relato do Caso

Paciente de 4 anos de idade com estrabismo desde o primeiro ano de vida, apresentava hiperfunção de OIs de +3 em olho direito(OD) e +1 em olho esquerdo(OE) e esotropia(ET) de 25 DP com anisotropia em V. Submetido a cirurgia de recuo dos retos mediais(RMs) de 4,5mm bilateral e recuo assimétrico dos OIs de 1mm inferiormente à inserção do reto inferior(RI) em oblíquo inferior (OI) OD e o OI OE 4mm inferior e 1mm lateralmente à inserção do RI. No pós-operatório(PO) apresentava 10DP de ET e 25DP de hipotropia(HoT) do OE, mantido no segundo mês, sendo indicada reintervenção. Evidenciou-se intensa adesão do OI OE com o RI e a cápsula de tenon, sendo realizada liberação das adesões perimusculares. Após 90 dias, apresentava Hot OE de 40DP e restrição de elevação importante. Indicado nova liberação de adesões do OI e miectomia de 5mm deste músculo e recuo de 5mm do RI. Com 6 meses de PO, apresentava HoT de OE de 50DP e XT de 10DP, sendo indicado recuo adicional de 3mm do RI e nova liberação de adesões do OI. Neste momento optou-se por colocação de MA sobre musculos inferiores na tentativa de reduzir a fibrose PO. No 7º PO, apresentava HT OE de 10 DP, evoluindo no 30° PO para HoT OE de 12 DP, estável até última avaliação, 8 meses após.

Conclusão

A SA é uma complicação rara de cirurgia ou trauma ocular, associada a PO de retinopexia com buckle e cirurgia no OI. Relaciona-se à invasão da gordura orbitaria durante cirurgias oculares e cursa com estrabismo restritivo caracterizado por HoT progressiva, restrição de elevação ocular e teste de ducção forçada positivo. Há poucos relatos na literatura de uso da membrana amniótica em casos de SA, com resultados favoráveis. No caso apresentado, além do recuo dos músculos RI e OI, a utilização da MA demonstrou-se efetiva em reduzir a resposta inflamatória e a fibrose PO, com bom resultado no tempo de seguimento.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil