Sessão de Relato de Caso


Código

RC045

Área Técnica

Doenças Sistêmicas

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: HOSPITAL DAS CLÍNICAS DO ACRE
  • Secundaria: HOSPITAL OFTALMOLÓGICO DO ACRE

Autores

  • ARIELI FERNANDA PEREIRA DOS SANTOS (Interesse Comercial: NÃO)
  • TALISSA FELTRINI (Interesse Comercial: NÃO)
  • PERICLES RICARTE ROLIM (Interesse Comercial: NÃO)

Título

MANIFESTAÇOES OCULARES DA GRANULOMATOSE DE WEGENER.

Objetivo

O objetivo deste relato de caso é mostrar como a granulomatose de Wegener (GW), possui diferentes manifestações clínicas, dentre elas as manifestações oftalmológicas e salientar as dificuldades em se firmar o diagnóstico desta afecção em casos insidiosos de pacientes oligossintomáticos.

Relato do Caso

Homem, 60 anos. Queixa de “olho esquerdo saltado há 4 meses", com piora progressiva. Em 2017, iniciou quadro de proptose unilateral e edema de conjuntiva em OE, sendo feita hipótese diagnóstica de pseudotumor orbitário. Foi tratado com prednisona em doses de até 80 mg/dia, com melhora parcial do quadro, mas com recidiva com a suspensão da medicação. No exame oftalmológico : sem alteração em OD, em OE: Proptose unilateral, edema conjuntival grave; Motricidade ocular alterada em OE e reflexos fotomotores sem alterações. Acuidade visual corrigida de 20/20 em OD e 20/30 em OE; Fundoscopia sem alterações em ambos os olhos. Exames complementares: Tomografia de órbita OE com espessamento difuso da musculatura ocular extrínseca. TC de tórax: Lesões com nível hidroaéreo no lobo superior esquerdo e estenose traqueal. Laboratório: Pesquisa de anticorpos anti-citoplasma de neutrófilos (C-ANCA): positivo e Fan negativo. Foi solicitado junto ao departamento de pneumologia a biópsia da lesão encontrada em lobo superior esquerdo, cujo resultado mostrou uma vasculite granulomatosa necrotizante de células gigantes multinucleadas. O paciente teve diagnóstico de GW, e durante este período de acompanhamento não desenvolveu alteração renal. Sendo iniciado pela reumatologia o tratamento com ciclosporina 100 mg/dia e prednisona 80 mg/dia, apresentando melhora sensível do quadro ocular.

Conclusão

O envolvimento orbitário da GW deve ser distinguido de outras vasculites e doenças granulomatosas, além de doenças linfoproliferativas. Este trabalho mostra a dificuldade clínica e histológica no diagnóstico do comprometimento orbitário na GW, e a importância da avaliação oftalmológica.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil