Sessão de Relato de Caso


Código

RC056

Área Técnica

Estrabismo

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Associação Beneficente Santa Casa de Campo Grande
  • Secundaria: Pro Oftalmo

Autores

  • EVELYN SILVIA BARBOSA MEIRA (Interesse Comercial: NÃO)
  • Eduardo de Lacerda Ferreira (Interesse Comercial: NÃO)
  • Igor Valadares Siqueira (Interesse Comercial: NÃO)

Título

APRESENTAÇAO ATIPICA DE HERPES-ZOSTER OFTALMICO: OFTALMOPLEGIA, CERATO-UVEITE E GLAUCOMA

Objetivo

Relatar uma apresentação atípica de herpes –zoster oftálmico com cerato-uveíte, glaucoma e oftalmoplegia por paresia do nervo abducente.

Relato do Caso

Paciente sexo masculino, 68 anos, branco, com glaucoma prévio controlado com latanoprosta. Apresentou quadro agudo de edema palpebral e dor em olho direito. Procurou oftalmologista em sua cidade que o diagnosticou com ceratite herpética. Estava em uso de Hylo gel®, epitezan ®, maxilerg® e aciclovir ( 4 g/dia). Ao exame externo apresentava edema de pálpebra superior em olho direito e vesículas em vários estágios de cicatrização em hemiface superior direita. À biomicroscopia havia uma ceratite dendritiforme, reação de câmara anterior 3+/4+, pupila fotorreagente, visualizado até trabeculado pigmetar à gonioscopia. Aumento da pressão intra-ocular (PIO)- OD=44 mmhg e OE= 22 mmHg. Na fundoscopia não havia alterações. Manteve-se prescrição em uso e associou-se diamox® e para analgesia carmazepina e codaten®. Em dois dias evoluiu com diplopia, ao exame o epitélio estava fechado, reação inflamatória ainda intensa e restrição da abdução característica de paralisia do VI par craniano. Foi solicitado tomografia de crânio e órbita e sorologias. Introduzido flutinol e prednisona via oral. Os exame tomográficos estavam normais. Paciente evoluiu com melhora do quadro e cerca de 2 meses após reestabeleceu a motilidade ocular, visão para 20/25 e bom controle da PIO com a latanoprosta em ambos os olhos e sem alterações à biomicroscopia.

Conclusão

O herpes-zoster oftalmológico pode apresentar-se de diversas formas, geralmente com ceratite. Neste caso apresentou-se atipicamente com acometimentos simultâneos de cerato-uveíte, glaucoma e oftalmoplegia, o que dificultou o diagnóstico e tratamento. É ainda mais incomum o acometimento do IV par craniano por herpes. É de suma importância o exame físico e complementar adequado para o diagnóstico e tratamento rápido, principalmente de apresentações incomuns, a fim de excluir outras patologias associadas, obter controle da doença e melhor prognóstico.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil