Sessão de Relato de Caso


Código

RC148

Área Técnica

Plástica Ocular

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF)

Autores

  • VICTOR HENRIQUE TAVARES NASCIMENTO (Interesse Comercial: NÃO)
  • IGOR MOREIRA TORTURELLA (Interesse Comercial: NÃO)
  • JULIANA LASNEAUX RIBEIRO (Interesse Comercial: NÃO)

Título

AMILOIDOSE CONJUNTIVAL - RELATO DE CASO

Objetivo

Amiloidose é um distúrbio clínico causado pelo acúmulo de material amiloide nos meios extra e/ou intracelular, causando disfunção orgânica. O amiloide é uma proteína extremamente estável devido à sua estrutura aberrante em cadeia beta, formada por indefinidas repetições de determinado monômero. O erro no dobramento proteico em cadeia beta pode ser atribuído a fontes infecciosas, a mutações gênicas, a erros na transcrição, a erros pós-traducionais ou ao transporte proteico. A amiloidose conjuntival é uma forma localizada e incomum da doença, raramente associada a distúrbios sistêmicos. Apresenta-se frequentemente na conjuntiva tarsal, mas pode ser identificada em qualquer porção da conjuntiva. Pela sua localização, os pacientes frequentemente apresentam-se com ptose e/ou dor, embora possam ser assintomáticos. Por seu aspecto, confundidos muitas vezes com doenças de alta mortalidade, como o carcinoma de células sebáceas, leucemia ou linfoma. Geralmente o diagnóstico é feito pela análise histopatológica.

Relato do Caso

Paciente G.F.S, 51 anos, masculino, natural de Brasília-DF, apresentou-se ao Pronto-Socorro do Hospital de Base do Distrito Federal em agosto de 2017 queixando-se de sensação de peso em pálpebra superior de olho direito há 1 mês. Desconhecia comorbidades e sem antecedentes patológicos. Ao exame, discreta ptose, conjuntiva bulbar íntegra, presença de tumoração em conjuntiva tarsal superior de aspecto séssil papilomatosa, com áreas amareladas e róseas entremeadas, com preservação da margem palpebral. Não apresentava outros achados oculares. Paciente foi submetido a exérese de lesão para análise histopatológica, cujo resultado foi amiloidose conjuntival. Paciente encaminhado para investigação de acometimento sistêmico. Após 6 meses, retorna sem comemorativos sistêmicos e sem queixas oculares, não apresentando recidiva local dos depósitos.

Conclusão

A amiloidose conjuntival é uma entidade rara, que merece atenção pela possível origem secundária, como por exemplo mieloma múltiplo, fazendo-se necessária investigação sistêmica.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil