Sessão de Relato de Caso


Código

RC033

Área Técnica

Córnea

Instituição onde foi realizado o trabalho

  • Principal: Hospital São Geraldo
  • Secundaria: Instituto de Olhos Ciências Médicas

Autores

  • GUILHERME MALTA PIO (Interesse Comercial: NÃO)
  • Frederico Malta Pio (Interesse Comercial: NÃO)
  • Frederico Bicalho Dias Silva (Interesse Comercial: NÃO)

Título

SURPREENDENTE EFICACIA DO TRATAMENTO CIRURGICO DA HIDROPSIA CORNEANA AGUDA APOS FALHA DO CONSERVADOR – SERIE DE CASOS

Objetivo

Apresentar o tratamento cirúrgico da hidropsia corneana aguda (HCA) como método eficaz, de resultados precoces e satisfatórios; apresentar ainda a sutura corneana compressiva como forma de tratamento.

Relato do Caso

Dois pacientes portadores de HCA com grande descolamento da membrana de Descemet (MD) sem resposta ao tratamento clínico inicial (hiperosmótico e corticoide tópicos). Realizado tratamento cirúrgico com incisões corneanas e injeção intracameral de ar. Foram acompanhados com tomografia de coerência óptica (OCT) e exame clínico. Avaliou-se o tempo para a resolução do edema corneano, reposicionamento da MD e melhora da acuidade visual (AV) (Snellen). Paciente A, 38 anos, histórico de coçar os olhos intensamente por distúrbio psiquiátrico; admitido por redução aguda da AV: conta dedos (CD) a 50cm no olho esquerdo. Após o tratamento clínico para HCA, sua AV evoluiu para movimento de mãos junto ao corpo no 16º dia e no 33º já não andava sem ajuda. A OCT apresentava uma espessura corneana de 1,69mm, sem melhora clínica. Optou-se pelo tratamento cirúrgico e, após três dias apresentava espessura de 0,68mm à OCT, opacidade discreta, MD aderida e AV corrigida final de 20/400. Paciente B, 20 anos, portador de ceratocone, com redução aguda da AV no olho direito: CD a 50 cm. Sem melhora com o tratamento clínico, foram feitas as incisões corneanas com injeção de bolha de ar na câmara anterior nos quarto e sétimo dia. No nono dia, a OCT revelou espessura corneana de 1,67mm e no 14º dia ainda não havia melhora. Acrescentou-se 4 pontos de suturas compressivas na córnea. Após 5 dias, a OCT revelou 0,60mm de espessura, MD aderida e AV corrigida final de 20/150.

Conclusão

O tratamento clínico é usualmente eficaz para a hidropsia corneana aguda. Em caso de insucesso, o tratamento cirúrgico pode ser uma boa alternativa, com resultados satisfatórios. A adição de suturas de compressão corneana acelera ainda mais a recuperação e previne repetidas intervenções.

Promotor

Realização - CBO

Organização

Mais Eventos

Transportadora Aérea Oficial

Latam

Transportadora Terrestre Oficial

Shuttle

Agência de Viagens

Comunic Viagens

Agência Web

Sistema de Gerenciamento desenvolvido por Inteligência Web

Patrocinador Platina

Alcon
Novartis
Genon

Patrocinador Ouro

Johnson&Johnson

Patrocinador Prata

LATINOFARMA

Patrocinador Bronze

APRAMED
HOUSE OF VISION
Ofta
ZEISS

Apoio

SEDETUR

62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia

5 a 8 de setembro | Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso | Maceió | Alagoas | Brasil